sábado, 8 de janeiro de 2011

Instalando e configurando módulo de voz no OpenSim - FreeSwitch (Linux)

A instalação do FreeSwitch no Linux é muito semelhante a realizada no Windows, há apenas algumas modificações a serem feitas. Infelizmente estou sem tempo de testar as versões mais novas do FreeSwitch, mas acredito que as versões mais novas tenham a instalação muito semelhante.

Primeiro veja se você possui os pacotes abaixo instalados na sua máquina linux (neste caso utilizamos o Debian):

# apt-get install build-essential subversion subversion-tools automake1.9 gcc-4.1 autoconf make wget libtool g++ libncurses5 libncurses5-dev

Após a instalação destes pacotes, podemos dar inicio a instalação do Freeswitch. Obtenha os fontes do Freeswitch através do seguinte comando:

# wget http://files.freeswitch.org/freeswitch-1.0.6.tar.gz

Descompacte agora os arquivos fonte:

# tar zxvf freeswitch-1.0.6.tar.gz
# cd freeswitch-1.0.6
~\ freeswitch-1.0.6#

No diretório onde os arquivos do Freeswitch foram descompactados, digite:

~\ freeswitch-1.0.6# ./configure

Concluída a configuração, é necessário criar o arquivo de configuração de módulos que serão compilados. Há um arquivo modelo que pode ser copiado e modificado para nossa personalização:


~\ freeswitch-1.0.6# cp build/modules.conf.in modules.conf

Edite o arquivo modules.conf e retire o comentário (#) das linhas correspondentes aos seguintes módulos:

codecs/mod_siren
xml_int/mod_xml_curl

Após salvar o arquivo e voltar ao prompt, execute o comando make:

~\ freeswitch-1.0.6# make
~\ freeswitch-1.0.6# make install sounds-install moh-install samples


A partir deste ponto basta seguir os passos de configuração utilizados no post anterior da instalação do FreeSwitch no Windows (http://opensimnobrasil.blogspot.com/2010/12/instalando-e-configurando-modulo-de-voz.html)

5 comentários:

  1. Aquele link ali ta errado é freeswitch-1.0.6.tar.gz pq aqui não acha esse arquivo freeswitch-1.0.3.tar.gz ai eu coloquei freeswitch-1.0.6.tar.gz e deu certo pra baixa :D

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ruan, já editei. Tô sem tempo para testar tudo, qualquer erro posta aqui para corrigir o post, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Ow Marcelo, acho que um dos pacotes ta dando pau no sistema aqui ou sei lá o que aconteceu. Tipo eu fiz tudo que você disse no post e tals aí quando eu configurei o FreeSwitch com o ./configure eu não consegui mais acessar nada que tivesse que usar o root do sistema, o gerenciador de pacotes nao abria, nada nada mesmo cara. Tu sabe me explicar o pq disso? :S Eu reiniciei o pc pra ve se era alguma coisa e tals aí na hora de reiniciar nao aparecia mais a tela de login rsrsrsrs tive que formata o pc novamente! Dá uma força ae!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o problema está na sua máquina, dar um ./configure não instala nada, apenas verifica e cria o makefile para você compilar qualquer programa. Dar problema justamente neste ponto é praticamente impossível, acho que o problema está em outra ação realizada, mas é difícil dizer qual =/

    ResponderExcluir
  5. não será algum pacote que eu tenha instalado que tenha gerado esse problema? pois quando eu estava tentando instalar sem o tutorial o FreeSwitch eu fiz tudo isso aí e deu a mesma coisa, mas creio que o problema nao seja o ./configure e sim na hora de dar o make. Realmente não sei, agora vou é instalar uma maquina virtual no meu ubuntu para que eu nao perca tudo que já fiz e ir testando isso com mais calma. Quando eu descobrir qual foi o problema eu posto aqui!

    Abraço :D

    ResponderExcluir