- Avatar: É a representação visual de um utilizador em realidade virtual.
- Inventário: É um conjunto de tudo que o usuário possui, vai desde objetos mais variados até scripts.
- Região: É uma parte do mundo virtual que por padrão tem o tamanho de 256x256 metros.
- Software Cliente: É o software utilizado para se conectar no mundo virtual, por exemplo, o Hippo e o próprio cliente do Second Life.
- Mundo Virtual: É o conjunto de várias regiões de tamanho de 256x256 metros, podendo essas regiões serem vizinhas ou não entre si.
- Primitiva: É a menor representação única de um objeto. Podemos ter um objeto que é uma casa, mas esta casa é compostas de outras primitivas menores agrupadas.
- Scripts: São arquivos interpretados pelo simulador de mundos virtuais com o papel de criar dinamismo entre os objetos. Ou seja, um objeto sem um script é apenas um objeto estático que nada faz. Os scripts são os responsáveis por prover interações entre avatar e objetos, seja para fazer um objeto se movimentar com um dado comportamento (ex: um peixe dentro de um aquário) ou para abrir botões onde o avatar pode selecionar opções que realizam determinadas ações.
Já um usuário que queira aprofundar seu conhecimento criando seu próprio mundo e configurar um servidor do OpenSim os conceitos iniciais importantes são:
- UUID: É um acrônimo de Universally Unique Identifier.Tudo na região possui um identificador único de 128 bits, desde objetos, texturas, scripts e avatares. É a forma como o servidor identifica e associa cada segmento ao mundo virtual.
- Grid e StandAlone: São os dois modos de funcionamento do OpenSim, onde pode-se ter mais escabilidade e robustez no modo Grid. (Mais detalhes no próximo Post)
- Robust e SimServer: São atualmente os dois servidores do modo Grid que compõe o simulador OpenSim na versão 0.7.2. (Mais detalhes no próximo Post)
- LibOpenMetaverse: É uma biblioteca .NET escrito em C# para interagir com simuladores 3D de mundos virtuais como o OpenSim e Second Life.
Olá Marcelo, qual a diferença do Robust para o SimServer???
ResponderExcluirO servidor ROBUST (Redesigned OpenSim Basic Universal Server Technology) substituiu os servidores Asset, Inventory e Grid das versões anteriores do OpenSim. O ROBUST é encarregado da autenticação das regiões e sua interligação, consultas no banco de dados para sons, texturas, imagens, scripts e objetos do inventário do avatar.
ResponderExcluirO servidor OpenSim, também conhecido como servidor de região, é responsável por processar as interações físicas do mundo e avatares, executar scripts e controlando os objetos do mundo, exceto durante a fase de login, o cliente interage exclusivamente com o servidor OpenSim.exe e o servidor acessa outros serviços solicitando-os ao servidor Robust.
Ola,meu provedor de internet tem IP dinâmico(GVT), em meu modem já consegui desbloquear a porta 9000, porem quando faço o teste para verificar, vejo
ResponderExcluirque a mesma continua bloqueada e o opensim, quando entro no jogo me confirma isto com a mensagem:
-service request failed error: connect failure ( no rout to host )- -"solicitação de serviço falhou erro: conectar falha (sem derrota para o host)".
Como faço para que o opensim, reconheça meu PC como servidor?