sábado, 30 de outubro de 2010

Conceitos básicos sobre o OpenSim

Alguns conceitos básicos tornam-se interessantes para serem abordados antes de realmente iniciarmos um maior aprofundamento no simulador OpenSim. Começamos uma abstração de visões entre diferentes tipos de usuário. Vamos abordar inicialmente os usuários que apenas utilizam os recursos do OpenSim sem precisar configurá-lo ou entender a complexidade de seu funcionamento, tais usuários possuem um nível de conhecimento semelhante a usuários do SecondLife. Conceitos importantes:


  • Avatar:  É a representação visual de um utilizador em realidade virtual.
  • Inventário: É um conjunto de tudo que o usuário possui, vai desde objetos mais variados até scripts.
  • Região: É uma parte do mundo virtual que por padrão tem o tamanho de 256x256 metros.
  • Software Cliente: É o software utilizado para se conectar no mundo virtual, por exemplo, o Hippo e o próprio cliente do Second Life.
  • Mundo Virtual: É o conjunto de várias regiões de tamanho de 256x256 metros, podendo essas regiões serem vizinhas ou não entre si.
  • Primitiva: É a menor representação única de um objeto. Podemos ter um objeto que é uma casa, mas esta casa é compostas de outras primitivas menores agrupadas. 
  • Scripts: São arquivos interpretados pelo simulador de mundos virtuais com o papel de criar dinamismo entre os objetos. Ou seja, um objeto sem um script é apenas um objeto estático que nada faz. Os scripts são os responsáveis por prover interações entre avatar e objetos, seja para fazer um objeto se movimentar com um dado comportamento (ex: um peixe dentro de um aquário) ou para abrir botões onde o avatar pode selecionar opções que realizam determinadas ações.


Já um usuário que queira aprofundar seu conhecimento criando seu próprio mundo e configurar um servidor do OpenSim os conceitos iniciais importantes são:


  • UUID: É um acrônimo de Universally Unique Identifier.Tudo na região possui um identificador único de 128 bits, desde objetos, texturas, scripts e avatares. É a forma como o servidor identifica e associa cada segmento ao mundo virtual.
  • Grid e StandAlone: São os dois modos de funcionamento do OpenSim, onde pode-se ter mais escabilidade e robustez no modo Grid. (Mais detalhes no próximo Post)
  • Robust e SimServer: São atualmente os dois servidores do modo Grid que compõe o simulador OpenSim na versão 0.7.2. (Mais detalhes no próximo Post)
  • LibOpenMetaverse: É uma biblioteca .NET escrito em C# para interagir com simuladores 3D de mundos virtuais como o OpenSim e Second Life.

3 comentários:

  1. Olá Marcelo, qual a diferença do Robust para o SimServer???

    ResponderExcluir
  2. O servidor ROBUST (Redesigned OpenSim Basic Universal Server Technology) substituiu os servidores Asset, Inventory e Grid das versões anteriores do OpenSim. O ROBUST é encarregado da autenticação das regiões e sua interligação, consultas no banco de dados para sons, texturas, imagens, scripts e objetos do inventário do avatar.
    O servidor OpenSim, também conhecido como servidor de região, é responsável por processar as interações físicas do mundo e avatares, executar scripts e controlando os objetos do mundo, exceto durante a fase de login, o cliente interage exclusivamente com o servidor OpenSim.exe e o servidor acessa outros serviços solicitando-os ao servidor Robust.

    ResponderExcluir
  3. Ola,meu provedor de internet tem IP dinâmico(GVT), em meu modem já consegui desbloquear a porta 9000, porem quando faço o teste para verificar, vejo
    que a mesma continua bloqueada e o opensim, quando entro no jogo me confirma isto com a mensagem:
    -service request failed error: connect failure ( no rout to host )- -"solicitação de serviço falhou erro: conectar falha (sem derrota para o host)".
    Como faço para que o opensim, reconheça meu PC como servidor?

    ResponderExcluir