sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mundos Virtuais


Mundos Virtuais são ambientes eletrônicos que emulam espaços físicos complexos através de representações de ambientes simulados, contendo objetos e interações com seus avatares (personificação do usuário no mundo virtual) [1]. Nos últimos anos, a melhoria das tecnologias de rede e o aumento da capacidade de processamento dos computadores impulsionaram fortemente a utilização de ambientes virtuais. Estes ambientes proporcionam alto grau de imersão e interatividade que satisfazem condições gerais para uma experiência de comunicação, socialização e aprendizado, tornando os mundos virtuais um ambiente com enorme diversidade de aplicabilidade de acordo com a necessidade e imaginação do usuário. Essas características posicionam os mundos virtuais como um serviço de enorme potencial de crescimento, ao ponto de talvez em alguns anos, possuir um avatar seja tão comum quanto possuir um endereço de e-mail.

Particularmente são de grande interesse os mundos virtuais sociais, também chamados de MMOW (Massively Multiplayer Online World) que são uma ramificação dos ambientes conhecidos como MMOG (Massively Multiplayer Online Game), mas que permitem grande flexibilidade ao usuário para exercer diversas atividades independentes de níveis ou estágios presentes em jogos [2]. Dentro de mundos virtuais é possível interagir com pessoas de diferentes partes do mundo, em tempo real, de uma forma extremamente dinâmica, através de estímulos auditivos e visuais que proporcionam um alto grau de imersão ao usuário, usando recursos gráficos 3D, tecnologias como vídeo sob demanda[4] e voz sobre IP[3], sendo assim, uma poderosa ferramenta que permite replicar situações comuns do mundo real, criando cenários onde é possível obter entretenimento, estudar, realizar pesquisas ou até mesmo trabalhar e ganhar dinheiro no mundo real (Figura 1).


[1] Mennecke, B., McNeill, D., Ganis, M., Roche, E., Townsend, A., Lester, J. (2008) Second Life and Other Virtual Worlds: A Roadmap for Research, Coommunications of the Association for Information Systems, 2008.
[2] Kamienski, Carlos., A., Fernandes, Stênio F.L., Silva, Cledja K.R., (2008) “Mundos Virtuais: Histórico, Avaliação e Perspectivas”.Capítulo de livro, Mini-Curso do WebMedia 2008.
[3] Módulo de voz compatível com o OpenSim - http://opensimulator.org/wiki/Freeswitch_Module, acessado em Outubro de 2010.
[4] Stream de vídeo no SL - http://wiki.secondlife.com/wiki/Play_media, acessado em Outubro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário